28 maio 2007

Boane! Nossa saudade de criança...

Destino: Boane, claro! Tinha prometido á Juca que encontrei recentemente no meu blog. Pela forma, emoções, recordações. Pela casa onde morei e vivi com os meus Pais e Irmãos, pelos amigos de coração que ali tivemos, e são tantos: os Pedrosos, os Moreiras, os Gouveias, os Custódios, as Gémeas, os Rebolas, os Neves, os Manartes, o Fernandes, o Monteiro, os Braganças, os Simões, os Santos, a Josefina, a São e a Bela, o Vitinho e o Daniel, a família Elias. Éramos muitos, alguns nomes fugiram da minha memória! Pelo Norte e pela Nikita, cães adoráveis que tivemos. Pela escola onde fiz o ensino primário. Pela criatividade de que tudo agora é diferente. Pela magia de encontrar o construído destruído e agora reconstruído. Dentro do carro saí, na companhia da Zé e do Gonçalo rumo à casa que em tempos foi minha e que me traz tantas recordações. À medida que me ia aproximando, a emoção percorria-me e uma sensação de contentamento também. E como era contagioso o contentamento. O Gonçalo encharcou-me de perguntas. A Joana ratou o jornal do dia. A Sacha sempre que eu parava o carro saltava feliz para a janela. No Km 16 a casa dos Custódios onde iamos brincar com o Zé e a Milú. No Umbelúzi na parede da casa dos Pedrosos, a Zé pediu a alguém que passava para retirar com raíz uma bonita trepadeira. Difícil mesmo descrever tudo. Apanhei algum trânsito. Quando cheguei coloquei o carro bem pertinho da entrada daquela que foi a minha casa durante parte da minha vida. Percorri tudo como ontem, com a nostalgia a invadir-me. A tantas coisas eu voltei, a minha infância, os meus pais, os meus irmãos, a minha casa, os meus amigos. Senti o mesmo ontem e hoje, senti sensações encontradas entre momentos de tempos, emoções que passaram. É esquisito querer carregar num botão e não ter a chave. As janelas do quarto dos meus Pais, o meu quarto e das minhas Irmãs, dos meus irmãos. Foi difícil olhar as janelas e sentir que não estava lá o que foi nosso... Mas por outro lado, foi gratificante ter sentido a alegria e a felicidade de vêr a casa -- reconstruída -- onde tive boas recordações, onde vivi parte da minha infância e um pouco da minha adolescência. Rever a Igreja com a Santa Filomena no lugar, no mesmo lugar onde sempre esteve, foi excelente. Boane é um lugar bonito. O percurso Maputo, Matola, Matola Rio, Umbelúzi é bom e agradável. Imensas e luxuosas vivendas ocupam o lado direito e esquerdo da estrada. Vendedores de abobara, laranja, maracujá, ananás, verduras frescas, flores, plantas diversas, vasos, galinhas, patos, carvão inundam as bermas da estrada. Depois o paradoxo de querer vir-me embora, a emoção era grande e visível. O Gonçalo apanhou-me a olhar para o infinito e perguntou-me para onde olhava porque também queria vêr... fiquei sem resposta... arranjei uma desculpa... Entrei no carro e a vontade de fazer o percurso para Maputo era muito grande... Hesitei, respirei fundo e comecei a conduzir... Tão cedo não vou. Há coisas que mexem connosco...

A casa onde morei, vestida de cor de rosa, vermelho e verde.


Igreja de Boane -- a Igreja onde casou a minha irmã e onde fizemos a Primeira Comunhão e a Comunhão Solene... --


Escola Primária de Boane -- onde, com os meus irmãos --, fizemos o ensino primário --


Cruz e Moreira -- alô Kiki e Carlinha


Galo Verde -- alô São e Bela


No Bairro Militar a casa da Juca -- alô Juca


Messe de Oficiais Boane


Hospital Militar Boane


Santa Filomena e Nossa Senhora de Fátima no interior da Igreja em Boane -- alô manos e Pais esta Santa é nossa

15 comentários:

Anónimo disse...

Antes que te arrependesses, e porque gostei, publiquei!!!
Um abração mana!
R

Anónimo disse...

Foi com muita emoção que vi estas fotos…recordei a minha infância, os bons tempos passados em Boane.
Nunca imaginei passados tantos anos, voltar a ver estas imagens que me marcaram para o resto da vida.
Muito obrigada.
Beijocas
Juca

Unknown disse...

Abraço grande aos dois. O primeiro pela camisola amarela... e a segundo pelo reencontro. Ana

Anónimo disse...

Camisola amarela hahahahah!!! Só teu!

Ei pessoal vcs sabem que a autora deste blog desenha muito bem? E os desenhos dela onde estão?? perguntem-lhe!!!!

(já te estou a dar mais trabalhos ehehe)

Anónimo disse...

Estou curiosa para ver esses desenhos...sou uma amante de arte.
Sei que a mana (M) também tem muito jeito para o desenho...não foi a dona deste bolg que me disse...eheheheh...são as recordações!!!
Queremos todos ver os desenhos...por favor.
Beijocas
Juca

Anónimo disse...

Naninha querida
Nem calculas a emoção com que li a descrição que fizeste da tua ida a Boane, as recordações todas que são tantas, o meu nome e todos os outros que eram teus e meus amigos também, a casa do Umbelúzi para onde fui viver quando casei e sobretudo Boane, que é tal como dizes "Boane, nossa saudade de criança".
Acho que fiz contigo essa viagem pois tal como tu estava a rever a tua casa em Boane onde fui centenas de vezes e onde vivemos momentos inesquecíveis todos juntos, a minha e a tua família, a escola primária que foi também a minha, a igreja onde fui baptizada e fiz todo o meu percurso religioso até ao Crisma, o quartel, a foto do Cruz e Moreira, da minha casa onde passei a minha infância e adolescência, o melhor período e o mais feliz da minha vida.
Obrigada amiga por me fazeres reviver com tanta emoção essa época maravilhosa da minha vida.
Beijos
Kiki

Unknown disse...

Que bom Kiki ver-te aqui. São memórias, para sempre inesqueciveis. Anos inesquecíveis com amigos incomparáveis e inesquecíveis!
Obrigada por fazerem parte da minha vida e partilharem com a mesma emoção estes momentos quando revisitados.
Gosto muito de voces. Beijo grandão aos 4. Outro á Avó Fernanda e á Carlinha. Outro ainda, igualmente grande, á Graciete.

Anónimo disse...

Ola Naninha
Que bom rever a nossa Boane.Nem calculas as saudades que tenho desta Boane e da malta do n/tempo.
Gostei imenso do teu blogue.Beijos e xis para todos aí em casa.
Saudades para todos os que viveram nesta Boane que está sempre no nosso espírito.
Antonio Diabinho Rodrigues

Unknown disse...

Diabinho, foi uma satisfação e uma surpresa muito agradável sentir a tua visita no meu bloguezinho. Valeu Diabinho e, como deves imaginar, provocou explosões de alegria...porque tal como disse á Kiki, e volto a repetir porque és (teus Pais e Irmãos também) parte dessa memória: "são memórias, para sempre inesqueciveis. Anos inesquecíveis com amigos incomparáveis e inesquecíveis"!
Um xi-coraçao enorme para vocês os 5 e outro tb grande á tua mulher e filhotes.

Unknown disse...

Olá Naninha!!
Como já te disse anteriormente, a emoção é enorme. Como tal as palavras fogem-me. A magia das tuas palavras e a beleza das tuas imagens, tornam belo este momento. A saudade, de um local maravilhoso estará sempre presente nas nossas memórias. E sabes, que como a Licas me dizia, vivemos um grande desgosto da nossa infância, a morte acidental da minha querida mana. Todos estes últimos acontecimentos, fizeram despertar emoções que estavam adormecidas.
Eternamente agradecido, por tudo o que de bom me fizeste recordar nestas últimas 24 horas.
Um enorme abraço,
Zé Manel

Unknown disse...

Viva Ze! Alegria depois de alegria... com o momento quase a compensar a separação! Deste lado também se toca "batuque" pelo reencontroo contigo!!! o que parecia miragem acabou acontecendo neste acaso, e/ou coincidencia, de nos teres reencontrado, aqui neste mundo virtual. Reencontramo-nos 40 anos depois é fantástico! Agora há que apontar todas as baterias para o reencontro aí ou aqui...hehehehe
beijão enooooorme no coraçao de vcs. Naninha

Anónimo disse...

OLÁ AMIGOS DE BOANE,LOCALIDADE QUE ME FAZEM RECORDAR COISAS MUITO BOAS QUE ACONTECERAM NA MINHA VIDA,ALI FIZ O MEU SERVIÇO MILITAR E CONHECI A MINHA MULHER "MANUELA",NA ALTURA EM QUE EU ENSAIAVA O GRUPO DE TEATRO ALI EXISTENTE MUITOS SE RECORDARÃO DE MIM,SOU O ROMÃO FÉLIX "PARAFUSO"....AMBANINI E IM ABRAÇÃO DE SAUDADE PARA TODOS

Anónimo disse...

OLA AMIGOS DE BOANE

Unknown disse...

Olá "Prafuso", mas que surpresa a sua visita... Um beijo á Manuela e outro grande para si!
Ana

Mena Eustáquio Miguéns disse...

Descobri este blog por acaso...em boa hora o li...o meu muito OBRIGADA pelas fotos...a minha 1ª escola, a igreja onde fui baptizada,etc...sem palavras,para descrever o que estou a sentir...o meu pai foi militar e aqui...Sargento EUSTÁQUIO