10 março 2007

Os lugares mudam...




A ruina daquilo que era suposto ser o Hotel 4 Estações vai ser arrasado a 31 de Março corrente, pelo método de implosão, por algo mais radical, pela substituição do lugar pelo “espaço” para mais tarde dar lugar ao edifício daquilo que vão ser as futuras instalações da Embaixada Americana.

O lugar tem significado, mas o espaço é um bem descartável e tudo tem as suas próprias auras distintas. Há lugares que nos atraem outros nos repelem, outros dão-nos uma sensação mais morna ou mais fria. É o caso desta ruína onde toda a sua arquitectura era uma sólida fortaleza para ter sido o Hotel 4 Estações com alguns ângulos irregulares, algumas perspectivas recuadas, permitiam-nos perceber concepções bem originais de espaço. Este edifício parecia não ter nenhum outro propósito a não ser um eterno palco de resguardo a ladrões ou “moluénes” com a sua silhueta ameaçadora nos pontos mais altos do edifício. Era um espaço reconsagrado parecido a um templo do "turismo" que caracteriza como uma das ruínas de Maputo, um ponto de referencia...

E, em jeito de "mimar" a quem hoje faz anos ... ofereço, ao Jorge Carvalho, as fotos, tiradas por mim, da ruina do 4 Estações, em Maputo. Um abraço grande, parabéns e um dia feliz.

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao Jorge e a Maputo, que vai livrar-se desse mamarracho que durou estações e estações... - beijo, IO.

Carlos Gil disse...

tenho toalhas a dizer "4 H". j+a teno as ruínas antes delas acontecerem. a 31 comvretizam-se, restam as toalhas e a p... da mem´ória: nnão consigo olhar esta implosão indifrente. com tudo o k isso possa significar: é minha emória

Anónimo disse...

Beijo aos dois. Verdade, no nosso "disco duro" ficará na memoria" e anexo ao disco teremos fotos como referencia para poder recordar. Naturalmente, o quer que lá seja construido... será lugar lembrado como "4 Estaçoes!